As mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil e apesar do número ainda ser inferior em relação aos homens, a gestão feminina pode ser mais eficiente, de acordo com pesquisa divulgada pela Forbes. Diante desse cenário desafiador, Anna Fernandes, criadora da NA.LOO, formou uma equipe somente com mulheres, e juntas, consolidaram a marca durante a crise econômica de 2020, apresentando crescimento contínuo desde então.
Lançada em 2016, a NA.LOO é carioca da gema e oferece ao público feminino peças de alfaiataria com o conceito de “elegância descomplicada”. As coleções remetem ao estilo europeu e destacam a bossa carioca, cativando quem deseja estar bem vestida em qualquer ocasião.
“Com o conceito de ‘elegância descomplicada’, queremos que as pessoas se sintam bem vestidas sem precisar pensar muito no look. Assim, buscamos lançar peças que ofereçam a melhor qualidade possível ao cliente, para serem duradouras, além de darem um bom caimento e elevarem a auto-estima”, explicou Anna Fernandes, fundadora e CEO da NA.LOO.
Consolidação da NA.LOO em meio a crise econômica
A gestora considera que os anos de 2017 e 2018 foram de construção da marca e da equipe. Empreendendo pela primeira vez, Anna Fernandes acompanhou o faturamento da NA.LOO crescer aos poucos, com cerca de R$ 160 mil ao ano. Mas a pandemia de Covid-19 exigiu mudanças na gestão e adaptação ao mercado. Com novas estratégias de negócio, logística e melhorias na loja virtual, a marca encerrou o ano de 2020 faturando R$ 700 mil.
Atualmente, a NA.LOO é uma empresa auto sustentável, com faturamento de cerca de R$ 2 milhões ao ano. Visando a constância dos resultados, Anna Fernandes vem promovendo aos poucos a expansão da marca, por meio de exposições em eventos de moda e edições do bazar, que acontece mensalmente e oferece peças com descontos. Desta forma, a CEO espera se aproximar ainda mais das consumidoras.
“Vemos esse crescimento com muito carinho e ainda me lembro da comemoração dos 100 primeiros seguidores da NA.LOO. O crescimento contínuo da marca, mesmo durante o período de crise por conta da Covid-19, mostrou que podemos alcançar grandes resultados com nosso time. Com isso, esperamos que cada vez mais mulheres encontrem a elegância descomplicada com as peças que elaboramos com todo o carinho para elas”, contou a CEO.
Em relação a gestão do negócio, o perfil multitarefas de Anna se manteve ao longo dos anos. Atualmente, a CEO da marca ainda acompanha cada etapa da produção das peças, desde a escolha dos tecidos, modelagem, confecção, até a etiquetagem, estoque e entrega final ao cliente. Assim, a NA.LOO vem ganhando seu espaço na moda carioca e no empreendedorismo feminino nacional, reforçando o sucesso de negócios com mulheres na liderança.