18.8 C
São Paulo
Domingo, 24 Novembro, 2024

Imersão Em Inglês Uma Forma Rápida De Avançar No Idioma

Se o aluno ainda tiver nível básico, intermediário ou estiver no início do avançado em inglês  ele pode avançar alguns níveis muito rapidamente com um curso de imersão em inglês, nesse tipo de curso ele mergulha no idioma por período integral e a carga horária que levaria meses, pode ser cumprida em poucos dias.

Para que seja armazenada uma palavra estrangeira na memória de longo prazo são necessárias algumas repetições da mesma informação em situações diferentes, o número necessário de repetições pode variar levando em conta o perfil do aluno.

Zhan, L., Guo, D., Chen, G., & Yang, J. (2018). Effects of Repetition Learning on Associative Recognition Over Time: Role of the Hippocampus and Prefrontal Cortex. Frontiers in human neuroscience, 12, 277. https://doi.org/10.3389/fnhum.2018.00277

Quando ele está nos níveis iniciais o aluno entra em contato com palavras de frequência repetitiva maior, palavras que estão na base da língua, palavras chave que em geral todos precisam usar com muita frequência, portanto ele consegue chegar ao número de repetições necessárias mais rapidamente em comparação a níveis mais avançados. Alguns exemplos são os verbos: trabalhar, estudar, ir, comer, beber, dormir, etc. Que são palavras usadas diariamente em qualquer idioma.

Quanto é rompida a barreira do nível avançado, o aluno começa a entrar em contato com palavras que não tem uma frequência repetitiva tão alta, portanto levando mais tempo para chegar às repetições necessárias para o armazenamento na memória de longo prazo. Alguns exemplos são: dobradiça, conduíte, catalisador, etc.

Por esse motivo, quando ele atinge o nível avançado de inglês passa a ter um sentimento de estagnação no aprendizado, porque passa a ter contato com palavras de baixa frequência de uso, levando mais tempo para alcançar as repetições necessárias para armazenamento das informações na memória de longo prazo.

Como tornar a aprendizagem ainda mais rápida nos níveis iniciais e acelerar o ritmo nos níveis avançados?

O aprendizado tem basicamente três fases: aquisição, armazenamento e resgate. O aluno aprende 10% do que lê, 20% do que ouve, 30% do que vê, 50% do que vê e ouve, e 90% do que diz e realiza. Os três primeiros se referem à aprendizagem passiva, ou seja, ele está na fase da aquisição, está inserindo o novo conhecimento em seu cérebro. 

Já o armazenamento e resgate é alcançado e melhorado quando se diz ou realiza, ou seja, fazer na prática.

“Exhibits for Special Issue.” Educational Technology, vol. 54, no. 6, 2014, pp. 39–49. JSTOR, http://www.jstor.org/stable/44430322. Accessed 12 Dec. 2022.

O que deve ser feito, já que em qualquer método é impossível aprender inglês por completo   sem leitura, é trabalhar o conteúdo auditivo simultaneamente com a leitura, assim é possível alcançar 30%  na fase de aquisição, juntando o que se lê e ouve.

Posteriormente fazer com que o aluno use o maior tempo possível para falar,  o aluno  deve ter um tempo maior que o professor. É recomendado que o professor em uma aula de idiomas fale no máximo 30% do tempo.

Uma boa comparação é com uma aula prática de direção em uma auto escola, ninguém aprende a dirigir no banco de passageiros!

Algo pouco explorado na maioria das metodologias de ensino de inglês é o fato que a língua inglesa segue uma sequência lógica em quase todas as estruturas.

Por exemplo: uma pergunta em inglês, quase sempre, creio que em mais de 90% das situações, segue a sequência; Pronome Interrogativo, Auxiliar, Sujeito Advérbio e Verbo.

What do you usually do for fun?

Caso alguns dos itens acima seja desnecessário, basta pular para o próximo, por exemplo:

Do you usually do that for fun?

Nesse caso não é preciso usar o pronome interrogativo “What” e pode ser usada a próxima palavra da sequência lógica.

As turmas reduzidas tem um aspecto importante na aprendizagem de um novo idioma, o exemplo da aula prática de direção deixa isso bem claro. Imagine se o aluno tiver que dividir sua aula prática com outras 11 pessoas em uma aula de 60 minutos. Ele teria apenas 5 minutos para dirigir, isso se o instrutor não parasse nenhum minuto para dar instruções, se a pausa for de 1 minuto por aluno em uma situação como essa, restaria apenas 4 minutos. 

Isso é o que acontece com uma aula de inglês com vários integrantes, o aluno não tem tempo de praticar sua fala, comprometendo demais seu aprendizado. 

Outra falha muito comum em metodologias de ensino é permitir que o aluno responda sempre com respostas lacônicas. 

Aristóteles já dizia: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”.

Se ele criar o hábito de dar respostas curtas, terá muita dificuldade em formular respostas completas, o mesmo vale para o aluno de inglês que só responde às perguntas formuladas pelo professor e não cria o hábito de perguntar.

Como Evitar a Estagnação no Aprendizado de Inglês Quando o Aluno Atinge Nível Avançado?

A estagnação no aprendizado de um novo idioma quando é alcançado o nível avançado é algo real, não é só um sentimento inconsciente do aluno, pois ele passa a ter muito contato com palavras que ele já conhece, nesse caso, não há aprendizagem.

Também começa entrar em contato com palavras que não tem uma frequência no uso tão alta, grande parte das palavras são faladas raramente dificultando a memorização por demorar mais tempo para atingir as repetições necessárias.

Os dois itens anteriores causam uma desmotivação no aluno e esse último é o mais grave! Para diminuir bastante as chances do aluno se desmotivar, uma saída é trabalhar com assuntos em inglês que ele teria ou seria interessante ele estudar ao invés de estudar tais assuntos em português.

Muitas palavras que o aluno aprende em nível avançado tem origem etimológica no latim, portanto muito parecidas com o português. 

Fator importante também é que se o aluno estudar assuntos que estejam relacionados a sua rotina de trabalho será mais fácil para aprender tais termos no novo idioma.

Pontos importantes de como um Curso de Imersão em Inglês pode ser uma forma rápida de avançar no idioma foram apresentados. Como pôde ser visto, não há milagre, não existe um único segredo para que o aluno aprenda rapidamente, mas a combinação de várias atitudes simples que juntas fazem uma grande diferença.

- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img

Notícias Relacionadas

- Advertisement -spot_img