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Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

Black Friday: especialista explica como escalar os resultados no e-commerce

A Black Friday, um dos marcos mais aguardados do varejo, está se aproximando, e com ela, a oportunidade para os e-commerces ampliarem significativamente seus resultados. Em entrevista, Rafael da Cunha, CEO da Climba Commerce, compartilha insights cruciais para lojistas que buscam sucesso nesta data.

Projeções da Neotrust, empresa especializada em dados com foco em operações digitais, mostram que a Black Friday de 2023 deve ter uma alta de cerca de 12%, atingindo cerca de R$6,9 bilhões em faturamento.

Por isso, confira o que Rafael da Cunha, especialista em e-commerce, explicou sobre como escalar os resultados no e-commerce na Black Friday.

Definição Clara de Objetivos

Para Rafael, um planejamento eficaz começa com a definição de objetivos claros. Seja para aumentar o faturamento, conquistar novos clientes, liquidar estoques ou lançar produtos, a clareza nas metas orienta todas as ações subsequentes.

“Isto serve para o e-commerce e para qualquer outro tipo de negócio. Com metas claras a definição de um plano de ação fica mais simples de ser executada”, explica.

Importância da Estabilidade do Site

Para Rafael, ao pensar em vendas online é preciso pensar em infraestrutura de qualidade.

“Uma plataforma de e-commerce robusta e estável é vital durante a Black Friday”, afirma.

Ele destaca a importância de garantir um funcionamento sem falhas no site para evitar perda de vendas devido a problemas técnicos.

Personalização Como Diferencial

Segundo o especialista, diferenciar-se é fundamental. “E-commerces que oferecem experiências de compra personalizadas, com layouts únicos e promoções criativas, tendem a ter melhor desempenho”, pontua.

Rafael sugere o uso de ferramentas que permitam customizações rápidas e eficazes.

“É preciso lembrar que, em muitos casos, o consumidor busca praticidade. Por isso, é necessário pensar em páginas personalizadas de acordo com a promoção, com o objetivo de aumentar a taxa de conversão do consumidor!, comenta o especialista.

Período Promocional

Rafael também menciona a importância de definir o período da promoção de acordo com o perfil do negócio. Ele observa que, enquanto alguns se beneficiam de promoções de um dia, outros podem ter mais sucesso com períodos mais extensos.

Sinergia com Marketplaces

O CEO observa que a presença em marketplaces pode ser um grande impulsionador de vendas uma vez que portais de empresas como Mercado Livre, Magazine Luiza e mesmo Lojas Americanas possuem uma quantidade incrível de acessos.

“Integrar o e-commerce a estes canais pode expandir significativamente o alcance e as vendas”, diz.

Estratégias de Promoção Eficazes

O especialista ressalta a importância de estratégias promocionais inteligentes e bem direcionadas. “Promoções bem planejadas e ofertas atrativas são fundamentais para capturar o interesse do cliente. Mas é preciso conhecer o seu público e o perfil de cada cliente. Para cada tipo, há uma ação recomendada. Fazer isso sem conhecimento é jogar dinheiro fora”, comenta.

Experiência de Checkout Simplificada

Uma experiência de checkout simplificada pode ser decisiva, segundo Rafael. Ele sugere a adoção de processos de pagamento otimizados, que minimizem o abandono do carrinho, como um dos caminhos.

“Isso vai de encontro com a ideia de uma plataforma completa, segura e estável. Na Black Friday, devido ao aumento de acessos no site, a importância de contar com o conjunto de tecnologias correto pode fazer toda a diferença nos resultados”, explica.

Flexibilidade nos métodos de pagamento

Rafael também enfatiza a necessidade de investir em alternativas para que os clientes possam ter diversos meios de pagamentos disponíveis no momento da compra.

“Na dinâmica atual do mercado, a flexibilidade nos métodos de pagamento é um diferencial que o consumidor moderno não apenas aprecia, mas espera. A incapacidade de fornecer opções variadas pode ser um obstáculo significativo para concretizar vendas. Muitos clientes, por exemplo, desejam a conveniência de pagar uma entrada via pix e o restante no cartão de crédito. No entanto, observamos que uma quantidade considerável de plataformas de e-commerce ainda não se adaptou para oferecer soluções que ultrapassam os métodos tradicionais como o boleto bancário”, enfatiza.

Por fim, Rafael, da Climba, ressalta que, embora essas estratégias sejam fundamentais, a adaptação e flexibilidade contínua são chaves para o sucesso sustentável de um e-commerce ao longo do tempo. “É um processo contínuo de aprendizado e adaptação”, conclui. 

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