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Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

BUZZ MARKETING: ENTENDA AS RAZÕES DE APLICAR EM SUA EMPRESA

BUZZ MARKETING: ENTENDA AS RAZÕES DE APLICAR EM SUA EMPRESA

O buzz marketing é uma tendência que vem conquistando o mundo empresarial e da publicidade nos últimos anos. Por ser uma composição de estratégias eficazes e de custo baixo. O desafio, para os profissionais, é desenvolver campanhas do modo correto dando visibilidade à marca. 

Buzz Marketing, afinal do que se trata?

Buzz, em inglês, significa zumbido, zoada, burburinho ou rumor. Relaciona-se com o barulho da abelha. Por esse ponto de partida se tem a noção do significado no marketing.

O Conceito 

Pode-se definir o conceito de Buzz Marketing como: Um conjunto de estratégias de marketing que tem por objetivo colocar a marca em evidência, sendo as pessoas, o meio de divulgação, seja em seu cotidiano e por meio das mídias sociais.  

Nesse intuito o planejamento é elaborado de modo a estimular o povo a falar sobre o assunto desejado, esse assunto é o seu produto ou algo que o envolve. 

As mídias sociais oportunizaram o desenvolvimento do Buzz Marketing. Por ser um meio utilizado por grande parte da população do planeta e a capacidade de interação rápida e de longo alcance. Um assunto lançado na web pode chegar nas conversas pessoais em poucos minutos e afetar milhares de pessoas. 

Essa eficácia e o fato de ser uma atualização no modo de relacionar, teóricos do marketing o chamam de “Marketing Boca a Boca 2.0”.

Buzz Marketing: Um Modo Eficiente de Fazer Marketing

Há quem diga que a internet afasta as pessoas, talvez seja verdade em alguns aspectos, mas quanto ao mundo dos negócios, percebe-se que há uma conexão maior e troca de experiências através de consumidores que se encontram por meio de um nicho comum.

Assuntos de todas as esferas são tratados cotidianamente na internet, trabalho, esporte, política, saúde, bem-estar por exemplo. Isso afetou diretamente no comportamento do consumidor, que se tornou mais exigente e pesquisador, tanto nos buscadores quanto na troca de experiência. 

Antes de comprar, o cliente busca referências que sigam seus critérios de expectativa, não basta ser um bom produto, ele tem que resolver as demandas. As melhores fontes para resolver as dúvidas são outras pessoas. A equação é simples, a boa experiência com o produto ou serviço, será passada adiante. 

Custo Benefício

O Buzz Marketing tornou-se a menina de ouro do marketing devido ao excelente custo-benefício que ele proporciona.

Demanda baixo investimento, pois o fluxo do gerado pelas estratégias do buzz marketing é orgânico, depende do estímulo às pessoas para que falem da marca. As campanhas geram bons resultados sem muito custo.

A utilização das mídias sociais proporcionam um alcance extraordinário, é como ter uma caixa de som que pode ser ouvida no mundo todo. Uma pessoa nas redes sociais pode interagir com mais de mil em poucos segundos.

A credibilidade é adquirida a partir do testemunho do próprio consumidor, isso gera confiança. A pessoa satisfeita torna-se uma fiadora espontânea para o produto. Imagine uma marca nova no mercado, os clientes terão respaldo na compra pela fala dos que já usaram. A confiança derruba muros.

Buzz Marketing na Prática

O buzz, para ser eficiente, tem que ser espontâneo. Não funciona contratar pessoas para falar bem da sua marca. Para ser um agente espontâneo de sua empresa, o consumidor precisa ser conquistado pelo valor e eficiência do produto.

 

Não pense no cliente como um mero receptor de um produto, crie uma relação amigável em que ele sinta-se confortável. Resolva o problema dele, seja sempre confiante e honesto, para que ele tenha segurança, tudo isso agrega valor.

Explore o diferencial da sua marca, mostre que seu conceito é diferente do que é oferecido no mercado. Engaje sua empresa em campanhas do cotidiano, como outubro rosa e novembro azul. Além de promover empatia, gera comprometimento além da venda. 

Crie boas expectativas em seu consumidor, prepare o ambiente para o lançamento do produto que terá um plus se o produto ou serviço se apresentar melhor que o esperado. 

Em um mercado cada dia mais concorrido, o Buzz Marketing apresenta estratégias precisas para batalhar com sua marca por um espaço. Elaborando boas estratégias o retorno pode ser esperado, lembrando que seu principal parceiro será o cliente.

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