Buscando ajudar aos cristãos, principalmente dentro do lugares de culto, foi desenvolvida uma estrutura nacional, que é formada por cristãos de vários ramos, denominações e igrejas. Aos quais se uniram em prol do desenvolvimento de um projeto singular, que tendo cunho voluntário, se organiza organicamente e amealha milhões de adeptos em todo o território nacional.
Ela foi fundada no Estado do Espírito Santo, com sede em Vitória-ES.
A principal atribuição da CEC – Comissão dos Evangélicos e Cristãos é se manifestar diante de casos de relevo público e que alcancem a coletividade, aos quais envolvam lesões aos direitos humanos, cerceamento de direitos e garantias fundamentais ou qualquer ato estatal que contrarie a liberdade de culto, a liberdade de expressão e de crença. Suas opiniões emitidas por notas públicas, estarão lastreadas primariamente nos princípios cristãos.
Conforme se extrai do portal da instituição, a mesma possui os seguintes objetivos:
– Estimular a aplicação dos direitos constitucionais dentro dos templos e locais de culto, visando combater quaisquer discriminações, crimes contra a honra, constrangimentos e violações que afetem o emocional, psicológico ou a integridade do sujeito.
– Estimular a união dos cristãos do Espírito Santo, visando combater quaisquer ações que venham obstruir os direitos individuais e coletivos.
– Emitir notas de apoio as atividades das igrejas, seja elas de cunho assistencial ou social.
-Emitir notas de repúdio a ações estatais perpetradas contra igrejas ou indivíduos no exercício da fé cristã.
– Emitir opinião a cerca de qualquer ação individual ou coletiva que venha colocar em risco as principais crenças da Bíblia, fortalecendo e difundindo os fundamentos da reforma europeia.
– Defesa dos princípios da Família Cristã, esta vista como o principal pilar de estrutura da sociedade.
– Defesa dos valores do Estado democrático de Direto, do respeito as autoridades constituídas e promoção da paz social.
– Fomentar a noção de ética, dos valores cristãos e bons princípios no seio da sociedade.
– Fomentar a paz e a manutenção da integridade da sociedade, sendo um canal de diálogo entre todos os cristãos.
– Unir os cristãos em ações de assistência social em casos de desastres ou diante de eventos catastróficos.
Conforme relato do presidente da instituição, Sr. José Luiz de Sousa Neto, a mesma fora desenvolvida diante dos inúmeros casos de assédio e desrespeito ocorridos dentro dos templos religiosos. Pelo que a comissão vem a trazer maior segurança para os cidadãos, pelo que reunidos em comissão, passam a ajudarem uns aos outros, dando uma maior proteção coletiva e individual.
Segue o portal da instituição: