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Domingo, 24 Novembro, 2024

PALAVRAS-CHAVE: COMO USÁ-LAS?

PALAVRAS-CHAVE: COMO USÁ-LAS?

Palavras-chave é a primeira coisa que se pensa antes de publicar um texto em um blog. Existe uma máxima da religião cristã que diz: Não se acende uma lâmpada para colocar debaixo da cama. Da mesma forma ocorre quando se produz conteúdo, a intenção é fazê-lo conhecido.

Portanto, ao trabalhar o SEO para sua plataforma, o primeiro passo é a pesquisa das palavras chave que estão em alta e com maior potencial de alavancar seu blog. Para quem está no início da grande aventura da produção de conteúdo digital, é de muita importância conhecer as palavras-chave que abrirão muitas portas para seu projeto. 

Qual É O Papel Das Palavras-chave?

As palavras-chave se relacionam intimamente com a ferramenta mais acessada na internet, as plataformas de busca. Há muito tempo as pessoas não precisam ir até uma biblioteca consultar uma enciclopédia Barsa para resolver alguma dúvida, fazer um trabalho escolar ou mesmo elaborar uma pesquisa. Os buscadores fazem esse serviço e muito mais.

Ao abrir um buscador, o usuário encontra uma caixa retangular mágica que vai resolver todas as suas dúvidas. Nesse momento é necessário conhecer a dinâmica das palavras-chave para fazer um levantamento daquelas que estão ligadas ao seu conteúdo.

Se você é do nicho da saúde alimentar, precisa ter acesso às palavras e expressões mais buscadas para elaborar suas estratégias de texto para que sua página seja encontrada pelo usuário através do buscador.

Parece assustador no início, pois como identificar o que as pessoas estão pensando? Na verdade o caminho é outro, você vai pensar como o bot e não pesquisador. Assim traçamos o caminho da otimização.

Devops, Negócios, Melhoria De Processo, Desenvolvimento

Identificando As Palavras-chave

Dominar a dinâmica das palavras-chave é imprescindível para desenvolver qualquer planejamento de marketing digital. Ao compreender com o que você tem que lidar, o próximo passo é segmentar os estilos, ou modelos das expressões. 

Head Tail (cauda curta)

São palavras-chave que são compostas de até dois termos. Elas têm muitas pessoas que as buscam, o que faz seu fluxo ser muito alto nas plataformas de busca. Porém para subir no ranking com elas demanda enfrentar uma concorrência acirrada. Demanda um conteúdo impecável para alcançar boas posições.

É possível desenvolver um excelente texto e atrair muitas buscas, porém não haverá tanto retorno se a maioria não encontrar o que procura, esse é o risco das palavras genéricas. Assim, para valorizar esse conteúdo, sempre o monitore e faça os reparos necessários, acompanhe suas postagens. Não simplesmente escrever, postar e esquecer ali.

 Long Tail (Cauda Longa)

Os termos de cauda longa são aqueles que procuram um conteúdo mais específico, pois são pesquisas compostas com mais de duas palavras. 

Em uma pesquisa de cauda curta o usuário pode procurar a palavra “dieta”, ao passo que na procura de cauda longa a busca pode ser “dieta para portadores de diabetes”. O que proporciona um afunilamento da procura.

São palavras-chave com menor tráfego orgânico, porém a busca de um conteúdo restrito, o grau de satisfação é maior e a chance de transformar o pesquisador em um lead é muito mais ampla.

Como alcançar as palavras-chave

Primeiramente consiste em um trabalho de observação. O que vai definir as palavras-chave é o tipo de serviço que você oferece. Uma clínica médica por exemplo, quais as possibilidades de alcançar visibilidade? “Saúde”, “bem-estar”. “medicina-preventiva”, “saúde da família” são bons ganchos, mas não é uma receita, é preciso acompanhar e ir adaptando para não estagnar.

Seleção 

Há na internet também plataformas que auxiliam na busca das palavras-chave para seu conteúdo: Google Adwords, Google Trends e SEMRush são boas ferramentas que auxiliam no seu trabalho para elaborar a lista com as melhores palavras para o seu nicho. Demanda investimento, mas traz retorno.

Construa uma boa lista, mas sempre observando as modificações no mercado, bem como na sociedade, no marketing digital não há espaço para zona de conforto. Esteja sempre atento no conteúdo da web em geral, sempre de olho nos primeiros do ranking, há o que aprender.

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