Nos últimos anos, mercado de search funds registrou um crescimento notável fora dos Estados Unidos e Canadá, com 79% dos search funds fora dos países
Nos últimos anos, uma nova geração de empreendedores tem transformado o cenário do mercado de Search Funds, impulsionando inovações e desafiando as formas tradicionais de gestão e aquisição de empresas. Esses jovens profissionais, muitos deles formados em instituições de ponta e com experiência em startups e tecnologia, têm trazido uma nova mentalidade para essa modalidade de investimento.
Mas o que são Search Funds? Search Funds são uma categoria de investimento criados por empreendedores que, com o apoio de investidores, buscam adquirir uma empresa com potencial de crescimento. Ao contrário de private equity, o foco aqui está em identificar empresas de pequeno e médio porte, geralmente familiares ou com gestão fragmentada, e alavancar seu crescimento por meio de uma gestão mais profissionalizada e eficiente.
Um exemplo entre esses jovens empreendedores é o Gabriel Ronacher, empreendedor e sócio gestor do fundo Arco Capital, principal investidor da Agger, parceira de corretores de seguros com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil., empresa que atua desde 2021 como CEO. Com formação em engenharia, Gabriel iniciou a carreira no mercado tradicional de empresas privadas brasileiras, mas conheceu a possibilidade do search fund no MBA pela Universidade de Cambridge.
O executivo afirma que essa forma de investimento está diretamente ligada ao seu propósito de vida. “Sai do tradicional para reativar meu lado empreendedor. O mercado de search fund requer um olhar apurado para a capacidade de crescimento sustentável das empresas e foi justamente isso, unido a uma equipe forte e dedicada, que me fez escolher estar todos os dias na Agger”, conta. Além de Gabriel, a Arco Capital tem entre seus investidores nomes como Raphael Klein (Kviv Ventures), Guilherme Bonifácio (cofundador do iFood) e Diego Libanio (cofundador do Zé Delivery).
Mercado Global
De acordo com estudo recente da IESE (Business School University of Navarra), em 2023 o mercado de search funds registrou um crescimento notável fora dos Estados Unidos e Canadá, com a criação de 59 novos fundos internacionais e 31 aquisições realizadas ao longo do ano. A cada ano, o número de search funds internacionais tem aumentado, refletindo a crescente popularidade dessa estratégia de empreendedorismo através de aquisições (ETA). Embora o modelo seja relativamente recente fora da América do Norte, com uma média de 5 a 10 anos entre a aquisição e o exit, os dados indicam uma taxa de sucesso internacional significativa, com 79% dos search funds fora dos EUA e Canadá levando a uma aquisição bem-sucedida, e 125 empresas ainda sendo operadas pelos fundadores até o final de 2023.
O perfil dos fundadores de search funds também está se diversificando, refletindo a atração crescente do modelo em diversas partes do mundo. Em 2023, a mediana de idade dos principais foi de 33 anos, e a participação feminina aumentou para 7%. Além disso, 71% dos fundadores têm formação em MBA, com 42% deles tendo estudado em escolas de negócios dos EUA. Embora a experiência em consultoria de gestão (26%) e bancos de investimento (20%) seja predominante, muitos fundadores vêm de áreas variadas como gestão geral (14%) e empreendedorismo (4%). A arrecadação de fundos também têm mostrado variação: enquanto a mediana global é de $456.000, os fundos em parceria arrecadaram significativamente mais, chegando a $632.000. Esses números refletem o crescente interesse por adquirir e gerir empresas de diversos setores, com destaque para tecnologia, manufatura, saúde e logística, que são os principais alvos dos search funds internacionais.