O Uruguai se prepara para participar da WTM Latin America 2025, um dos maiores eventos de turismo da região. O Diretor Nacional de Turismo, Cristian Pos, estará presente para destacar da nova gestão turística e a aposta em uma oferta diversificada, com foco em experiências sustentáveis e de qualidade, alinhadas às tendências do setor. “Somos um destino que combina natureza, cultura, segurança e qualidade de vida. Queremos atrair turistas que busquem produtos de alto valor agregado, como enoturismo, turismo rural, cultural e gastronômico”, afirmou o diretor.
Com um estande de 60 m², 11 coexpositores e uma comitiva composta por Mariella Volpe e Paula Alves, ambas da área de marketing, o Uruguai busca consolidar sua posição como um destino competitivo no cenário internacional. O evento reúne mais de 6.000 empresas de 40 países, além de 30.000 visitantes e 7.000 agentes de viagens, oferecendo uma plataforma estratégica para promover novos negócios e ampliar conexões no setor.
O Uruguai prorrogou a isenção do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) para turistas, abrangendo serviços essenciais como hospedagem, gastronomia e aluguel de carros.
A medida tem se mostrado um atrativo para viajantes que buscam uma experiência de turismo mais econômica e acessível, e pode ser uma excelente oportunidade para promover o destino entre os seus clientes.
Estratégias e investimentos para atração de turistas
A abordagem do Ministério de Turismo para atrair turistas internacionais envolve diversificação da oferta, promoção digital segmentada e manter a conectividade aérea. O governo também foca na qualidade dos serviços, visando proporcionar uma experiência acolhedora e memorável para os visitantes. “Queremos que os turistas se apaixonem pelo país e voltem, seja para investir, viver ou continuar explorando nossa cultura e paisagens”, disse Cristian Pos. O turismo representa cerca de 6% do PIB do Uruguai, e o país está criando novos fundos para apoiar micro, pequenas e médias empresas do setor, além de manter incentivos fiscais para visitantes.
Em 2024, o Uruguai recebeu 468.027 turistas brasileiros, que se destacaram pelo gasto médio de 593,2 dólares por pessoa, com um gasto diário de 115,4 dólares. Nosso foco é investir em um turismo sustentável e de qualidade. “Nosso objetivo é que o turismo gere empregos e melhore a qualidade de vida dos uruguaios, comprometido com a sustentabilidade ambiental e o respeito pela diversidade e a inclusão, hoje e no futuro”,destaca o diretor.
Foco no mercado brasileiro e suas tendências
A participação do Uruguai na WTM de 2025 se concentrará no mercado brasileiro, especialmente na região Sudeste, com ênfase em São Paulo, um dos maiores emissores de turistas. O país também busca expandir sua presença em mercados como Europa e Estados Unidos e continuar estreitando laços com países da região, como Argentina, Chile, Paraguay, Peru e Colômbia.
As tendências incluem ecoturismo, turismo de natureza, enoturismo, e turismo cultural e gastronômico. Além disso, há um crescente mercado de turismo “plateado” (+60) e cruzeiros.
A transformação digital também é prioridade, com investimentos em soluções baseadas em inteligência artificial para otimizar a gestão e personalizar as experiências dos turistas. O governo uruguaio, em parceria com instituições de ensino e organizações privadas, está impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.
“O Uruguai também mantém uma cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), focada no Turismo 4.0, a partir da que esperamos desenvolver inovações em nossa oferta”.
O diretor também expôs como exemplo de referência o trabalho feito neste sentido pelo destino Montevidéu . “A capital do Uruguai avançou na planificação turística inteligente com o seu Plano Departamental de Turismo (PDT) H2035, um modelo para a região que foca em governança colaborativa, plataforma inteligente de destino e acessibilidade integral (física, comunicacional, social e econômica), aspectos nos quais se trabalhará a nível nacional”.
Promoção do turismo regional e metas para o futuro
A integração regional é vista como crucial para impulsionar o turismo no Uruguai, com o Mercosul facilitando o fluxo de turistas e permitindo viagens que abrangem múltiplos países, beneficiando toda a região. O foco está em continuar desenvolvendo iniciativas regionais como a Rota Jesuítica e projetos relacionados ao patrimônio da UNESCO, além de fortalecer acordos bilaterais com vizinhos para facilitar o trânsito e criar produtos turísticos conjuntos, com a colaboração ativa do setor privado e a participação em eventos como a WTM sendo essenciais para avançar nessas conversas.
Sobre o Uruguai
A diversidade de atrativos naturais, culturais e históricos é vasta. Destinos icônicos como Montevidéu, com suas praias urbanas e rica vida cultural, Punta del Este, sinônimo de sofisticação e exclusividade, e Colônia do Sacramento, Patrimônio Mundial da Unesco, são alguns exemplos
O ecoturismo também se destaca com áreas de conservação natural como a Quebrada de los Cuervos, Laguna Garzón e Laguna de Rocha, oferecendo cenários incríveis para observação de aves e vida silvestre. As termas de Salto e Paysandú também são outros destinos interessantes pela diversidade de propostas de turismo de entretenimento e bem-estar.
O Uruguai convida a uma experiência de vida tranquila e segura, onde o respeito e a hospitalidade são pilares do cotidiano. A cultura uruguaia, manifesta-se em tradições simples e autênticas: compartilhar um mate ou vinho entre amigos, dançar tango ou candombe, e saborear pratos típicos como o chivito. O futebol e o carnaval despertam paixões, são alguns exemplos da profunda conexão dos uruguaios com a cultura brasileira.
A gastronomia, célebre pelo tradicional churrasco (assado) e vinhos de qualidade, nos últimos anos, foi profundamente influenciada pela revalorização das tradições, pela incorporação de produtos locais, pela profissionalização de chefs e pela chegada de novos imigrantes. Isto reflete na diversidade de propostas, na quantidade de mercados gastronômicos e no hábito de comer fora de casa.
O Uruguai também se destaca como um destino atrativo para os amantes das compras, oferecendo uma experiência diversificada, desde produtos autênticos e artesanais até marcas internacionais com ótimas ofertas, especialmente em cidades fronteiriças. Além disso, a política de isenção de impostos (Tax Free) permite que os turistas aproveitem ainda mais suas compras.