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Quarta-feira, 27 Novembro, 2024

Você confia no seu profissional de marketing?

É comum empresas contratarem e despedirem profissionais de marketing em um prazo muito curto, e mais comum ainda os desentendimentos que nascem desse relacionamento que começa com muita expectativa e termina com enormes frustrações

Existem inúmeras explicações que podem suprir essa triste estatística do mercado de marketing, ainda mais no segmento Saas, mas acreditar que não existem bons profissionais de marketing é um erro muito comum.

Empresas que não investem em cultura, ou até mesmo não tem um planejamento, sofrem mais, pois estão sempre buscando trabalhar sobre as tendências do mercado e não conseguem enxergar com clareza como devem se posicionar no médio, longo prazo.

A estratégia de marketing mais segura que uma empresa B2B pode investir é no inbound marketing ou marketing de conteúdo, pois ambas focam na produção de conteúdos direcionados ao público da marca, com o intuito de oferecer em cada etapa de uma jornada, um conteúdo que explique o momento que ele está vivendo no digital.

Porém muitos profissionais de marketing tem dificuldades de definir quais são as melhores métricas para acompanhar e tomar decisões assertivas ao longo do ano, e as agências ficam conectadas nesta insegurança que o próprio departamento de marketing, não consegue resolver.

É necessário esforço e recursos significativos para criar e distribuir conteúdos direcionados, e sem uma inteligência de negócios por trás de uma boa estratégia, pode reduzir as chances do seu projeto alcançar os objetivos definidos no planejamento.

O ROI (retorno sobre investimento), uma das principais métricas do marketing, é ainda uma métrica ignorada por muitos profissionais de marketing que não sabem como mensurar, com o uso dos recursos tecnológicos que eles dispõe.

Segundo Ubirajara Carratu, profissional e consultor de Marketing com mais de 20 anos de experiência no mercado nacional, o problema está no perfil de geração de profissionais que atuam com essas estratégias. Para ele, o mercado está vivenciando um período de transição muito interessante que apresenta dois grupos distintos.

  • Profissionais maduros, que entendem como o marketing tradicional é feito, porém tem dificuldades para se adaptar a realidade do digital, e insistem em aplicar o seu conhecimento tradicional no meio digital.
  • Profissionais novos, que são nativos digitais e oferecem segurança ao explicar como as ferramentas de marketing e vendas funcionam, mas não vivenciaram os desafios que esse mercado proporciona ao aplicar as metodologias.

Logo, entendemos que estamos vivenciando uma fase, onde os profissionais maduros e os mais novos, podem atuar em conjunto, unindo forças e conhecimento para se aproximar dos melhores resultados.

Como obter resultados concretos no Marketing?

Essa é a pergunta mais questionada pelos presidentes e diretores de empresas que estão vivenciando um momento de mudanças nas suas estratégias de comunicação. Para muitos a solução pode estar além das paredes do escritório. A contratação de uma consultoria de marketing, pode ajudar a executar um planejamento anual, reestruturar processos e garantir treinamentos para que as novas rotinas sejam aplicadas.

O que uma consultoria de marketing faz?

Existem muitos perfis de profissionais de marketing, assim como existem inúmeros perfis de médicos com especialidades distintas. Por isso elencar os maiores desafios que a empresa irá vivenciar em 2023 pode ser um importante ponto de partida para escolher o perfil correto do profissional de marketing que atuará com a sua consultoria.

Como já mencionamos acima, a melhor estratégia, independente do período que você está iniciando a da sua empresa é o Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, pois através dela, você irá criar uma jornada de compra relevante para quem busca informações nos motores de busca, como por exemplo, o Google.

Feita a análise dos desafios, e entendendo qual a estratégia mais segura a se iniciar, então o profissional poderá aparecer nas suas opções, como alguém que já gerenciou equipes de marketing e vendas, entende a importância de estratégias de posicionamento de conteúdo no Google (SEO), e valoriza o processo de automação, para que não haja um aumento de demanda humana no departamento que receberá a consultoria.

Dito isso, você pode estar curioso de como achar esse profissional, e deixamos aqui uma dica:

Pesquise no Google sobre consultoria de Inbound marketing ou ainda pesquise “quem faz a diferença no nordeste” (o resultado será curiosamente interessante).

Sobre a Carratu Digital

A Carratu Digital é uma agência de marketing especializada em Inbound Marketing e Ads, líder no Nordeste há mais de 20 anos, e em atual expansão para o sul e sudeste do Brasil. Fornece serviços para ajudar as empresas a crescerem melhor com estratégias de marketing e vendas e está presente em mais de 14 capitais brasileiras que usam a metodologia da agência com ferramentas e integrações poderosas para atrair, envolver e encantar os seus potenciais clientes.

Reconhecida como uma agência inovadora por sua cultura premiada, hoje a Carratu oferece serviços de consultoria e produção para empresas Saas de médio e grande porte.

Saiba mais em www.carratu.com.br

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