23.5 C
São Paulo
Quinta-feira, 23 Janeiro, 2025

Volta Às Aulas: Lancheira Contribui Na Alimentação Infantil Saudável

Evitar alimentos ultraprocessados e priorizar frutas e legumes. Essas são as dicas da nutricionista Layla Wynny, da Hapvida NotreDame Intermédica, diante do desafio colocado aos pais com a alimentação infantil na volta às aulas.

 

Um cardápio saudável ganha cada vez mais importância também na qualidade de vida. O Brasil é um dos países em que cresce o número de crianças e adolescentes com obesidade. Atualmente, a doença afeta uma em cada três pessoas entre zero e 19 anos, segundo o Atlas Mundial da Obesidade.

 

Esse quadro impulsiona as estatísticas de casos infantis e na adolescência de diabetes, asma e hipertensão, entre outras doenças, o que pode afetar a saúde também na vida adulta.

 

De forma geral, a lancheira ideal fornece a energia necessária para que a criança passe todo o dia escolar com disposição. Para aquelas que têm até 5 anos, o desafio está na criação de hábitos saudáveis, entre eles o consumo de frutas.

 

“Os pais devem preferir a composição simples, com alto teor de fibras e baixo teor de sódio. Esses cuidados ajudam a garantir escolhas mais nutritivas e alinhadas a uma alimentação equilibrada”, orienta Layla.

 

O bom funcionamento do organismo deve ser pensado a partir de alguns grupos de produtos. “É importante selecionar uma alimentação balanceada, incluindo sempre uma fonte de carboidrato, como pães ou bolinhos caseiros. A lancheira ainda deve ter uma fonte de proteína, como queijos, ovos de codorna, iogurtes ou patês de frango”, afirma.

 

Como fazer a hidratação

 

Para a nutricionista, a fruta in natura, em vitaminas ou sucos naturais deve estar presente. O mesmo ocorre com a hidratação. Layla recomenda água, água de coco ou sucos. Refrigerantes e sucos de caixinha devem ser evitados em razão do excesso de açúcar e aditivos.

 

Sobre a quantidade, a especialista afirma que as necessidades nutricionais variam de forma individual – levando em conta como a criança é ativa e seu nível de atividade física. A orientação médica ou de uma nutricionista auxilia nesse processo.

 

Aspectos lúdicos auxiliam na aceitação da lancheira saudável. Um exemplo é criar um cardápio colorido e cortar os produtos em formatos divertidos.

 

O planejamento é uma alternativa diante da correria no cotidiano das famílias. “Muitos pais separam um dia da semana para preparar patês e cortar as frutas. Isso facilita a organização”, sugere.

- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img

Notícias Relacionadas

- Advertisement -spot_img